sábado, 30 de maio de 2009

Novos Ônibus em 2006

Frota de ônibus começa a ser renovada
Fonte: Jornal de Brasília - 16 de janeiro de 2006
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Depois de dois anos de discussões do projeto de integração do transporte público do Distrito Federal, batizado de Brasília Integrada, o primeiro passo para a efetiva operacionalização do sistema foi dado ontem. Cem novos ônibus começaram a rodar pelas ruas de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Candangolândia e Riacho Fundo – atendendo cerca de 30 mil pessoas. A renovação é um dos pré-requisitos do projeto de integração que só deve ser completamente implementado em 2009.Até lá, a Secretaria de Transportes prevê que toda a frota de ônibus do DF, atualmente de 2.300 veículos com idade média de sete anos e meio, seja renovada. O custo, de R$ 500 milhões, será dos empresários. Para trocar os cem ônibus, que fazem a linha de ligação entre as cidades-satélites e o Plano Piloto, as empresas investiram R$ 15 milhões. De acordo com o secretário de Transportes, Mauro Cateb, 400 veículos devem substituir ônibus velhos do sistema até o final do ano.O número é seis vezes maior que a frota trocada durante todo o ano passado, quando 60 ônibus novos passaram a circular no DF. "Quem não cumprir o programa de renovação de frota ficará impedido de rodar", advertiu Cateb. Além de novos, os ônibus deverão ser do modelo low entry, com o piso baixo, especial para a entrada de deficientes físicos e idosos. De acordo com o Brasília Integrada, 10% da frota precisa garantir a acessibilidade. Hoje, nenhum ônibus no Distrito Federal é adaptado.A segunda etapa para a operacionalização do Brasília Integrada é a instalação das catracas eletrônicas que irão viabilizar o sistema de bilhetagem eletrônica no transporte público do DF. É com esse bilhete que o passageiro poderá usar ônibus e metrô pagando uma tarifa única. Os novos ônibus apresentados ontem pela Secretaria de Transportes ainda não têm catraca, mas Mauro Cateb garante que o sistema elétrico deles está preparado para a acoplagem dos equipamentos.Quem irá bancar a instalação das catracas são os empresários. A secretaria homologou, no final de 2005, sete empresas que podem oferecer a tecnologia para os ônibus e os empresários têm 45 dias para providenciar as negociações. O prazo acaba no final do mês e o governo promete controlar o trâmite. "As empresas precisam enviar uma cópia do contrato fechado para a secretaria", explica o secretário-adjunto de Transportes, Januário Lourenço.Depois do contrato assinado, a instalação das catracas nos ônibus depende do prazo de cada empresa. Cateb acredita que os primeiros testes comecem a ser feitos no início de fevereiro. "Até julho as catracas devem estar funcionando", prevê.

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