quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pressa para liberar recursos do VLT

CORREIO BRAZILIENSE

01/07/09

Próximo passo é a aprovação no Ministério da Fazenda e no Senado da autorização para a captação de empréstimos internacionais

Ana Maria Campos - Enviada Especial

Paris — O governador José Roberto Arruda (DEM) concluiu ontem a viagem oficial à Europa com uma meta: espera aprovar com urgência na Secretaria do Tesouro Nacional e, em seguida no Senado, o contrato de financiamento no valor de 134 milhões de euros, ou R$ 400 milhões, com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que, na primeira etapa, vai ligar a Estação Sul, no Setor Policial Sul, ao shopping Pátio Brasil.

Arruda tem pressa porque pretende se reunir em 7 de setembro(1) com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Brasília, com todas as fases burocráticas do contrato vencidas. A AFD é controlada pelo governo francês e no encontro com o presidente da agência, Jean-Michel Severino, o governador combinou alguns detalhes para a assinatura do contrato. Severino disse que Sarkozy prefere eventos públicos, como inaugurações ou lançamentos de pedras fundamentais, a solenidades protocolares, como assinaturas de contratos.

Por isso, eles combinaram de conversar com dirigentes da Alstom, para que a empresa francesa fornecedora dos vagões e do sistema de transporte do VLT mande para o Distrito Federal equipamentos que possam ser expostos para divulgação pública durante a reunião de Arruda e Sarkozy. Dois meses é tempo suficiente para a aprovação do contrato no Ministério da Fazenda. Mas o governador vai entrar em campo para apressar a votação no Senado da autorização para a captação dos recursos. Em julho, os senadores devem entrar em recesso e o assunto só entrará em pauta no plenário a partir de agosto.

Durante a visita de Arruda a Paris, técnicos da AFD envolvidos no projeto de financiamento do VLT de Brasília demonstraram preocupação também com o licenciamento ambiental do empreendimento. O Ministério Público do DF chegou a suspender o início da obra por falta de adequado processo de licenças ambientais. Caberá ao Instituto de Meio Ambiente (Ibram), órgão do GDF, tomar as medidas necessárias para resolver o assunto. O Tribunal de Contas do DF também analisa o caso. “Não há problemas com o licenciamento ambiental. Vamos conseguir em breve a licença de instalação”, avalia Arruda. Segundo o governador, os trilhos do VLT serão construídos numa área gramada e para cada árvore arrancada, três outras serão plantadas.

Depois de quatro dias em Paris e dois em Sevilha, na Espanha, onde participou da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, Arruda embarcou ontem para Barcelona, para descansar com a mulher, Flávia Arruda. Na viagem a Barcelona, estava prevista também uma visita a uma usina de tratamento de lixo. Ele retorna ao Brasil no próximo fim de semana.

INDEPENDÊNCIA

Acompanhado da mulher, Carla Bruni, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, vai visitar Brasília em setembro para assistir ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao desfile cívico deste ano. É um reconhecimento pelo ano da França no Brasil. No ano passado, Lula recebeu na festa do 7 de Setembro a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Na próxima semana, Lula deverá também ir a Paris para receber da Unesco o Prêmio Fomento da Paz Félix Houphouët-Boigny.

O número

R$ 400 milhões é o valor do financiamento negociado com a Agência Francesa de Desenvolvimento.

Estande na W3 Sul

O GDF vai colocar um estande em frente ao Pátio Brasil com informações sobre o novo sistema de transportes. A população poderá obter dados, como o percurso e a operação do bonde elétrico, além da ilustração do trajeto pela W3 Sul (foto). Segundo o presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza, o posto vai funcionar dentro de um vagão do VLT produzido pela Alstom. A experiência é similar à de várias cidades da Europa. Em Montpellier, no sul da França, por exemplo, há um estande na praça central com informações sobre a terceira linha do sistema que entrará em operação até 2011. O novo trecho vai ligar o centro da cidade à costa mediterrânea, distante 10km. Os moradores da cidade podem obter todas as informações sobre o trajeto, horários e até a pintura dos vagões. Nesse caso, o design ficará a cargo do estilista Christian Lacroix. Houve, no entanto, uma consulta à população. Representantes da prefeitura de Montpellier disseram ao governador José Roberto Arruda (DEM) e a sua comitiva que a ampla divulgação de todos os detalhes do sistema é fundamental para comprometer a população com o projeto.

Um comentário:

wendel disse...

eu me lembro desses micros com motor de kombi