quinta-feira, 18 de junho de 2009

Novos Ônibus em abril de 2007


Ônibus novos ganham as ruas

Quem passou pelo Eixão Sul na manhã de ontem, conferiu 310 do total de 415 novos ônibus da frota de transporte coletivo público do Distrito Federal, que estavam expostos na faixa central. A partir desta segunda-feira, os 800 mil passageiros do sistema poderão utilizar os veículos recém-comprados.

Os ônibus entregues fazem parte do acordo firmado entre o GDF e as cinco empresas do sistema, no dia 4 de janeiro último, que previa a substituição de 500 ônibus. As empresas investiram um total de R$ 62 milhões. A Viplan, do grupo Canhedo, ficou responsável pela compra de 160 veículos. No entanto, nenhum foi apresentado.

Em resposta ao descumprimento, o governador José Roberto Arruda anunciou a licitação desses veículos. "Uma das parcelas da contribuição tarifária paga na passagem de ônibus pelo usuário deve ser destinada para renovação da frota. Eles (empresas) estão cumprindo com uma obrigação. É a primeira vez que o DF vai ter licitação para os ônibus. Queremos trazer novos operadores do sistema de transporte coletivo, que estejam dispostos a investir em ônibus novos e sistema de maior qualidade", disse.

Edital de licitação
Segundo o secretário de Transportes, Alberto Fraga, o edital já está pronto e deve sair em um prazo máximo de uma semana. "Ele (Canhedo) não apresentou nenhuma nota fiscal de compra, ficou só na promessa de que vai entregar 80 ônibus em maio e 80 em junho", disse. A reportagem do Jornal de Brasília tentou contato com o empresário Wagner Canhedo Filho, dono da Viplan, e até o fechamento desta edição não obteve retorno.

As demais empresas apresentaram o número de ônibus combinado. A viação São José entregou 50 veículos. O grupo Amaral (Rápido Brasília/Viva Brasília e Veneza) entregou mais 50, mas apresentou a nota fiscal de compra de outros 30. O atraso foi de responsabilidade da fábrica, segundo a empresa. A Viação Riacho Grande apresentou os 28 de sua responsabilidade. O grupo Econômico (Planeta e Satélite) comprou 251.

O bilhete integrado é uma meta do GDF. O projeto prevê a utilização do mesmo cartão em todo o sistema de transporte público. Isto significa que o usuário pagará apenas um bilhete por viagem. A idéia é que o atual sistema de vales de papel sejam substituídos por cartões eletrônicos inteligentes, que são aceitos pelos novos ônibus. Quando o passageiro aproxima o cartão do validador, o equipamento debita a tarifa corresponde àquela linha e libera a passagem pela roleta. No entanto, o modelo só entrará em funcionamento quando estiver implantado em 100% da frota regular, mas ainda não há previsão de instalação.

"Queremos trazer novos operadores do sistema que estejam dispostos a investir em ônibus novos e sistema de maior qualidade"

José Roberto Arruda, governador do DF


JORNAL DE BRASÍLIA, 21/04/2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Novos mas que hj estão sucateados! Com apenas 4 anos de uso!!!