sábado, 27 de junho de 2009

Novos Ônibus da TCB (1976-1977)

14 comentários:

Charlinho disse...

porra, a entrega desses marcopolos modernoes, para a epoca, foi um grande acontecimento heim? mas que baita retrocesso de la pra ca nesse sentido...a TCB encolhida, com poucas linhas e a gente com uns onibus menos confortaveis que os da TCB de 30/40 anos atras.

Unknown disse...

a viplan tinha deles com motor dianteiros lembro

Anônimo disse...

NOSSA QUE SAUDADES DESSA EPOCA EU ERA E SOU FISURADO NESSE ONIBUS DA VIACAO TCB,SE TIVER MAIS FOTOS DELE EU PECO QUE ENVIE PARA MEU ENDERECO DE EMAIL klaudiao2003@hotmail.com

Anônimo disse...

Alguém aí se lembra daqueles "minhocões" que a TCB tinha com motores SCANIA? Eram todos brancos com aquele simbolo enorme da tcb no meio. Fazia a ligação de algumas cidades satélites.
A TCB devia ser revitalizada porque a coisa hoje tá feia nas mãos desses empresários.

Anônimo disse...

Eu lembro muito bem daqueles busões Scanias da TCB brancos com o símbolo da TCB bem grande e pintado de azul!

Via eles estacionados na rodoviária do Plano Piloto naquela vontade de andar neles!!!

Saudades desse tempo! Achava massa demais os busões antigos!

Gabriyel C.Archangel disse...

http://viacaotcb-desenhodeonibus.blogspot.com/

VISITE MEU BLOG DESENHO DE ONIBUS DF-VIACAO TCB
LA TEM O DESENHO DESSE VENEZA EXPRESSO DA VIACAO TCB E OUTROS ANTIGOS DA DECADA 70.
COMO DESENHOS DOS EXECUTIVOS DA VIPLAN

Gabriyel C.Archangel disse...

O Marcopolo Veneza Expresso da TCB ( 1976 / 77 ) teve duas lanternas – uma horizontal no pára – choque - e outra vertical dos dois lados da tampa do motor traseiro. Ele foi usado pela TCB ( com motor traseiro ) e pela VIPLAN ( como motor Mercedes – Benz dianteiro ) .



Os Marcopolo Veneza Expresso da TCB circulavam nas linhas 107 ( Circular Avenida ), 114 ( Circular L 2 Sul ) , 115 ( Circular L 2 Norte ), 116 ( Circular W 3 Norte ) e na linha 109 E ( Rodoviária x Estádio ) – nos dias de eventos especiais no Ginásio Nilson Nelson e no Mané Garrincha ) ; os da VIPLAN circulavam normalmente nas linhas 205 ( Gama x Taguatinga ) e 206 ( Gama x Fazenda Tamanduá x Taguatinga ) .

Gabriyel C.Archangel disse...

O Marcopolo Veneza Expresso teve outros exemplares em BH ( MG ), em Porto Alegre ( RS) e Florianópolis ( SC ) ; mas, o maior sucesso foi, sem dúvida, em Curitiba ( PR ) onde inaugurou a modalidade de Expressos – hoje os Expressos de Curitiba são operados por CAIO Millennium Bi – Articulado, Marcopolo Torino Bi – Articulado e Marcopolo Gran – Viale Articulado e Bi – articulado.



Foi uma pena : um ônibus tão bom, teve vida curta ( 1976 – 1979 ) no DF .

Irlan disse...

Veneza Expresso com motor dianteiro? Acho que não hein!
Pelo que sei, uma das características do Veneza Expresso era o motor traseiro, já que sua frente era toda envidraçada

Gabriyel C.Archangel disse...

Irlan,acho que voce esta enganado,eu andei neles,tanto nos da VIPLAN-DF,como nos da TCB-DF.
Nos da TCB-DF eu morava na ASA SUL 715 Sul,foi na minha adolescencia eu tinha 14 anos,os da VIPLAN eu sempre vi no Terminal do Gama,recem construido,minha madrinha morava em frente ao Terminal.Esta informacao ai tambem e de um amigo uma pessoa do Sistema do Transporte do Distrito Federal,e trabalha la desde a epoca de 1973.
Agora quanto ao Motor dianteiro ,eles nao eram CUMMINS(MOTOR TRASEIROS) e sim Motor Mercedes Benz OF-1313 usados pela VIPLAN -DF e uma outra empresa que o usou na cidade de VILA VELHA em ESPIRITO SANTO,foi a Viacao Alvorada-ES ,tem um link ai,la tem fotos de todos os Veneza Espresso,todas as empresas que posuiram,de uma olhada e vera o com motor dianteiro.
http://onibusbrasil.com/foto/523858/

Anônimo disse...

Esse da Viplan tinha o motor dianteiro sim, mas não tinha 3 portas. Eu ficava com raiva porque morava no Guará e a cidade do Gama sempre abocanhava os melhores ônibus da Viplan como esse Marcopolo Veneza expresso, Magirus, Caio com motor atrás, San remo, dentre outros. Enquanto o Guará só ficava com 0-362, Venezinha e Caio comum.

Anônimo disse...

Pois e anonimo.
Eu sou o Mestre Claudio
Ele nao tinha tres portas,eu sei disso,pena que nao exista nenhuma foto dele.Alem de morar na Asa Sul eu morei no Gama,N.Bandeirante e Taguatinga Norte,proximo ao antigo e ex- Terminal Taguacenter.
Gostari de entrar em contato com voce,se puder me enviar um email
klaudiao2003@hotmail.com ,como eu morei no N.bandeirante era praticamente so Venezinha e Caio Gabriela II motor dianteiro,mas voces do Guara,se deram bem em questao dos Executivos da Viplan.

Anônimo disse...

NAVENH!!!!!
Recebeu minhas fotos que doei, que te envieipor email, da primeira Rodoviaria da Ceilandia Norte em 1973,com varios Onibus da epoca ...E a foto do onibus do modelo Struili Cityrama, da Pioneira no Boxe da Rodoviaria do plano Piloto, o Caio Bela Vista I da Viacao Planeta,nao recebi seu retorno por email confirmando o recebimento do email com fotos.
klaudiao2003@hotmail.com
Abracos!!

Anônimo disse...

Alguem lembra do Romeu e Julieta da Viplan que circulava somente Circular no Gama ? So nao me lembrou qual era o reboque RANDON se erau Veneza I ou Veneza II ? O cavalo era Veneza I e ele tinha carlota prata nas rodas.