quarta-feira, 29 de abril de 2009

BRT no DF em 2010


Linha Verde, um marco do Brasília Integrada
(28/04/2009 - 16:18)
Secretaria de Transportes

Via mais movimentada do Distrito Federal, a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) vai dobrar de tamanho para comportar os 140 mil veículos que circulam por lá todos os dias. Além de ganhar vias marginais nos dois sentidos, a EPTG contará com um corredor exclusivo para ônibus e asfalto novo nas pistas já existentes. Quatro viadutos, 17 passarelas e ciclovia em toda extensão da via também integram o novo traçado do trecho de 12,7 quilômetros entre a entrada de Taguatinga e o acesso à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). Na manhã desta terça (28), na Residência Oficial de Águas Claras, o governador José Roberto Arruda e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, anunciaram que as obras começam quinta-feira (30).

As obras, que fazem parte do Brasília Integrada – programa de modernização do sistema viário e de transporte coletivo do DF –, receberão investimentos de R$ 244 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Esse convênio prevê primeiro a construção das vias marginais. Depois, iniciaremos o recapeamento das vias existentes”, explicou Arruda. Ainda na quinta-feira (30), será inaugurada a ligação entre a EPTG e o Setor de Inflamaveis.

A nova cara da EPTG será conhecida a partir de 21 de abril de 2010, quando a capital federal completa meio século de existência. Novos viadutos facilitarão o acesso a Águas Claras, Guará, Setor de Indústria e Abastecimento, à pista do Jóquei e à EPIA. Pedestres contarão com passarelas conectadas as estações para embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo. Ônibus articulados com capacidade para até 160 passageiros, portas no lado esquerdo e acessibilidade para pessoas com deficiência, circularão em faixa exclusiva no centro da pista, construída em concreto para aumentar a vida útil.

“Esses corredores para ônibus são a alma do Brasília Integrada”, diz o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga. “Com eles, os problemas de trânsito na via irão diminuir consideravelmente”, afirma. O trecho da EPTG entre o Setor Lucio Costa e o SIA é um dos mais problemáticos no trânsito de Brasília, com registros de congestionamentos constantes. Para entregar a obra na data prevista, o consórcio vencedor da licitação internacional, formado por três empreiteiras brasileiras, tocará os serviços em três turnos, inclusive aos finais de semana e feriados.

Brasília Integrada

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa de Transporte Urbano – PTU que faz parte do “Brasília Integrada” se apoia em três grandes eixos de desenvolvimento: as linhas Verde, Amarela e Laranja. Além do trecho da EPTG, a Linha Verde, ou Corredor Oeste, abrange as avenidas Hélio Prates, que liga Ceilândia a Taguatinga, Comercial e Samdu, em Taguatinga. Também inclui a Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) e a Estrada Setor Policial – as duas próximas no cronograma de obras. Um pouco adiante no calendário, os serviços na Hélio Prates incluem a implantação de galerias de águas pluviais e faixas exclusivas para ônibus. Na Samdu e na Comercial, está prevista, entre outras intervenções, a colocação de canteiro central para coibir manobras não permitidas que acabam provocando retenção no tumultuado trânsito das duas artérias.

A Linha Laranja, ou Corredor Sul, que liga o Gama e Santa Maria ao Plano Piloto, abrigará o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) em seus 39,5 quilômetros de extensão. A elaboração do projeto de engenharia da Linha Amarela, que atende a região de Planaltina e Sobradinho, será financiada pelo BID. Todas as linhas terão ciclovias.
Outras ações, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos entre o Aeroporto de Brasília e a área central da cidade, passando pela W 3 Sul até a estação de metrô projetada para o final da W 3 Norte; a construção de um anel rodoviário, ligando as BRs 020 ( Brasília/Salvador), 040 (Brasília/São Paulo e 060 (Brasília/Goiânia), a ampliação do sistema de metrô com a construção de duas estações em Ceilândia e duas em Samambaia; além da aquisição de 12 trens, além da construção de um túnel rodoviário no centro de Taguatinga, são outras intervenções previstas para dar passagem à modernização nos sistema viário e no transporte de passageiros no Distrito federal.

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