quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Entrega de Novos Ônibus em 3 de setembro de 2008














GDF RENOVA 38% DA FROTA
Secretaria de Transportes

Em menos de dois anos de governo, 38% da frota do Distrito Federal foi renovada. A idade média dos veículos do Serviço de Transporte Público Coletivo, que em janeiro de 2007 era de 12 anos, caiu para cinco. Dos 2.691 ônibus e microônibus em circulação, 1.016 possuem no máximo um ano de uso. Nesta manhã, o governador José Roberto Arruda e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, entregam 32 ônibus que farão parte do serviço convencional e 30 microônibus que vão substituir parte da frota do serviço complementar, conhecido como Zebrinha.

Dos 32 novos ônibus, 22 possuem piso baixo, garantindo acessibilidade universal, além de poltronas estofadas, vidro fume e programação visual eletrônica frontal e lateral. Um deles é articulado. Os 30 novos zebrinhas vão substituir metade da frota, 60 ao todo. Desses, três possuem elevador para cadeirantes. O zebrinha é considerado um serviço especial e não faz parte do serviço convencional. Foi implantado em 1980 e funciona com 11 linhas no Plano Piloto. A idade média desses veículos é de 11 anos.

De acordo com o secretário Fraga, essa constante renovação da frota mostra um combate eficiente à pirataria e o retorno dos passageiros aos ônibus. “Com o aumento da demanda, os empresários conseguiram investir em novos veículos. Nossa intenção é substituir 100% da frota”, diz Fraga.

No ano passado, 650 novos ônibus substituíram os mais antigos. Neste ano, 350 microônibus, entregues no mês de julho, substituíram as vans. Em breve, outros 100 microônibus vão reforçar o novo serviço. No mês passado, a Sociedade Transporte Coletivo do Distrito Federal (TCB) colocou em operação quatro novos ônibus com piso baixo e ar condicionado. Outros cinco do mesmo padrão deverão chegar em até três meses.

Nenhum comentário: